Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

‘Hand spinner’ oferece risco de acidentes como engasgo e cortes

handspinner

Peças pequenas que podem ser engolidas, pontas perigosas, bordas cortantes esses são alguns itens avaliados pelo Inmetro para conceder o selo de conformidade aos brinquedos que chegam ao mercado. Sem essa avaliação, boa parte do hand spinner, nova febre entre a garotada, é vendida de forma irregular, sem nenhuma garantia de segurança, pois não tem o selo do instituto. Apesar de ainda não haver registro de acidentes no Brasil, relatos de problemas ocorridos em outros países já indicam o alto potencial de acidente do brinquedo:como engasgo com as bilhas que possibilitam a engrenagem girar, cortes na face e lesões nos olhos provocados pelo impacto do hoje.

– Todo brinquedo dinâmico é perigoso, foge do controle, pois envolve energia dinâmica e propulsão. E quando falamos de criança é difícil conseguir imaginar até onde irá a criativadade de uso do produto – ressalta Milene Fonseca, pesquisadora da área de Qualide do Inmetro.

Foi a identificação desses riscos, explica Milene, que fez o Inmetro não recomendar o uso do brinquedo por crianças entre zero e seis anos de idade. E orientar que haja supervisão quando crianças entre 6 e 7 anos estiverem manipulando o brinquedo.

– Na fase oral o instinto da criança é levar direto o objeto à boca. E o hand spinner tem várias partes pequenos que oferecem risco de engasgamento. Nos modelos que têm iluminação o risco é maior, devido ao aumento no número de peças minúsculas – ressalta a pesquisadora.

No Texas, houve relato de uma menina que engoliu um peça metálica, que ficou presa na sua garganta. Buscando casos na internet se encontra também relatos de cortes nos dedos, na face e até lesões sérias nos olhos.

Em caso de acidentes, Milene recomenda que o consumidor registre no banco de acidentes do Inmetro. A pesquisadora destaca ainda a importância de denúncias de brinquedos sendo vendidos sem o selo obrigatório do Inmetro:

– Essas denúnicas nos ajudam no processo de fiscalização. E podem levar a aprensão dos produtos até a multa do comércio. Brinquedo vendido sem selo é brinquedo irregular – ressalta.(Agência O Globo)

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no Facebook

Redes sociais