Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

HRSAJ é hospital referência em residência de Ortopedia e Traumatologia

hospital-saj-hsaj

Único hospital da Bahia a ter 100% de aprovação de residentes na prova que confere o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), sediado na região do Recôncavo, já recebeu mais de vinte residentes de diversos estados do Brasil.

Credenciado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), o hospital oferta residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral e Clínica Médica, com duração de dois anos, além da residência de Ortopedia e Traumatologia, que por sua vez é concluída em três anos. Ao longo da especialização, os médicos residentes realizam atividades práticas e teóricas relacionadas a temas como Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e Enfermaria. Anualmente, seis residentes são recebidos nas três especialidades.

Para o diretor de ensino e pesquisa e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade, Laudelino Souza Filho, a oferta de especialização é extremamente positiva também para o centro de formação. “Toda vez que você oferece formação e ensino, você requalifica o hospital. Então isso funciona como uma troca, porque os nossos médicos se atualizam e todo o corpo técnico do hospital evolui”, conclui.

Ortopedia 100%

Ex-residente em ortopedia e hoje preceptor da residência médica em Ortopedia do HRSAJ, o médico especialista Gabriel Prado destaca a dimensão da especialização. “A residência é forte, tem residentes que vêm aqui para conhecer e ficam impressionados porque o volume cirúrgico que a gente tem é muito grande”, revela.

Ao final da especialização ortopédica, os residentes passam por uma prova para que recebam o título de especialista. O R3 em ortopedia – denominação dada ao residente do terceiro ano da especialização – é submetido à prova da SBOT, que é realizada anualmente em Campinas, São Paulo. Todos os residentes do Hospital Regional foram aprovados pela SBOT nos últimos três anos.

Para o coordenador da residência ortopédica, Carlos Alberto, a aprovação esta ligada a importância que a gestão dá à melhoria contínua dos processos de trabalho. “Nossa unidade investe em aperfeiçoamento profissional e tecnológico. Fazemos prótese total de quadril, que são poucos serviços da Bahia que fazem. Nós temos profissionais altamente especializados, todo o suporte de ponta, desde material instrumental a equipamentos avançados de imagem, como tomografia e radiografia, além do suporte da UTI”, complementa.

Além de ofertar residências médicas, o HRSAJ atua como um centro de formação ao receber alunos de universidades públicas – como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – e cursos técnicos, através de programas de estágios supervisionados nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia.

Como pleitear uma vaga

Médicos de todo Brasil podem se inscrever no processo seletivo, que é divulgado no site da Sesab, no endereço www.saude.ba.gov.br/. Para pleitear uma das vagas disponibilizadas para cada especialidade, o candidato realiza prova escrita com local,

data e horário disponibilizados em edital. Os candidatos selecionados são devidamente matriculados e dão inicio às atividades do curso de especialização na área pleiteada.
(ASCOM/Avana Cavalcante)

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no Facebook

Redes sociais