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Marketing digital aumenta as vendas em até 50%

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(Foto:Pixabay)

Todo negócio busca por estratégias que resultem em mais clientes e, consequentemente, em aumento das vendas. E para quem está atrás de uma técnica com excelente custo-benefício, o marketing digital é a escolha ideal.

Porém, muitas empresas ainda estão engatinhando no investimento em marketing digital. A consultoria Web Estratégia divulgou uma pesquisa que mostra como as empresas com atuação no Brasil trabalham com a metodologia. O resultado revela que 48% dos entrevistados investem há menos de um ano em estratégias de redes sociais, Google orgânico e em anúncios de Facebook e sites.

A mesma pesquisa também evidencia que as empresas que começaram a investir em marketing digital já sentem os benefícios da estratégia nas vendas. Para 58% delas, a técnica resultou em um aumento entre 10% e 20% nas vendas; para 12%, os negócios online foram impulsionados em cerca de 30% após o início do investimento em marketing digital; e para 18% das empresas, o faturamento aumentou em 50%.

É preciso pensar nas estratégias
Para o marketing digital ser realmente efetivo no incremento das vendas, alguns pré-requisitos devem ser observados. Para a jornalista e especialista em marketing digital, Renata Matos, é preciso que a empresa tenha objetivos claros, um público definido e saiba utilizar os canais de divulgação de forma adequada.

Além disso, é fundamental que as estratégias de marketing digital adotadas pela empresa sejam planejadas criteriosamente. “As ações precisam ser bem estruturadas para que a verba não seja empregada de forma inadequada, deixando de trazer os resultados esperados”, explica a especialista.

Ela lembra que não existe apenas uma estratégia correta a ser empregada e que as ações devem ser atualizadas de acordo com a resposta do público. “É preciso trabalhar com possibilidades diferentes de campanhas – o que chamamos de testes A/B. A partir dos resultados, fortalecemos o que funcionou bem e excluímos aquelas ações que não tiveram tanta atenção do público”, diz a jornalista.

É justamente o momento de definir as estratégias de marketing digital que confunde muitos empreendedores. Das empresas consultadas na pesquisa da Web Estratégia, 61% disseram que possuem dificuldade em definir a melhor estratégia a adotar. Elas responderam, ainda, que acabam investindo em sites de buscas e em redes sociais.

Renata Matos aconselha que as empresas definam primeiro os seus objetivos, antes de partir para as ações. “É preciso buscar a ajuda de um especialista na área para que sejam definidos os canais on-line a serem trabalhados e as estratégias dentro de cada um deles. Para quem trabalha com venda B2B, por exemplo, é importante investir no Linkedin. Para empresas que vendem produtos de design e moda, é fundamental estar no Instagram, que tem um apelo mais visual”, explica.

Mais investimentos
As pesquisas também mostram que os investimentos em marketing digital estão cada vez maiores, enquanto a verba destinada à mídia tradicional tem sofrido quedas. A 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada em 54 países pela PricewaterhouseCoopers (PwC), aponta que o investimento em mídia digital deve crescer 12% ao ano até 2021.

O  interesse das empresas no ambiente virtual se justifica porque os investimentos são muito menores do que os exigidos para uma campanha de marketing tradicional. Isto porque o público atingido pelas estratégias é menor, porém mais selecionado. Ou seja, apesar de atingir um  menor número de pessoas, as campanhas chegam diretamente para potenciais consumidores com mais chances de decidirem por comprar o produto. (Especial de Conteúdo/ibahia)

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