Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Indústria de iogurtes obtém melhores resultados com inovação - Saj Net

Indústria de iogurtes obtém melhores resultados com inovação

(Foto:pixabay)

Consultoria proposta através do programa ALI, do Sebrae, possibilitou empresa aumentar produção com os mesmos recursos

Desde o ano passado, a indústria Iogurtes Jamane, de Santo Antônio de Jesus, participa do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae. Com um plano de ações voltado para a inovação, a empresa conseguiu tirar do papel ações como a otimização de processos e um ritmo de produção melhor.
“Fizemos pequenos investimentos, diminuímos o tempo de locomoção do colaborador para determinadas atividades, até mesmo com o ajuste de uma máquina, de uma mangueira mais próxima, com uma paletização melhor do estoque, com marcações e padronização. O Sebrae tem nos ajudado bastante nos propósitos que precisamos e nos indicou uma consultoria do Senai que foi fundamental para a empresa.”, destaca a supervisora Ayalla Alves.
Segundo a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Jamile Andrade, a indústria é atuante por colocar em prática proposições do plano de ações do ALI e se destaca na utilização da inovação como estratégia competitiva.
“A empresa lançará em breve um novo produto no mercado, instituiu um código de ética construído com os colaboradores, capacita continuamente a equipe e a gestão com participação ativa nos eventos promovidos pelo Sebrae, implementou normatizações importantes e está finalizando a consultoria manufatura enxuta Lean (produção enxuta).  Esse engajamento tem permitido a estruturação e o estabelecimento de padrões, identificação de desperdícios e implementação de melhorias nos processos da empresa.”, pontua Andrade.
Ayalla explica que a consultoria Lean, do Senai, é um programa de transformação que visa a redução de desperdícios. “Não é um investimento financeiro que a empresa precisa fazer para ver os resultados. Trata-se de uma mudança na conscientização comportamental do colaborador e adequação da empresa a um ritmo de produção mais eficiente, com fluxo contínuo, controle de estoque, então são aplicações de melhorias para fazer com que a produção consiga fazer mais com os mesmos recursos”, completa.
Com o apoio do Sebrae, a indústria de iogurtes implementou ainda em 2018 normatizações como o PPRA, o PCMSO e a CIPA.
“Hoje já temos uma visão bem melhor do centro de organização. Nossos colaboradores passaram um dia Lean onde tiveram acesso a uma fábrica modelo com maior organização. Tivemos resultados positivos como a melhoria do estoque, e passamos a ter uma visão bem melhor do que é perda com movimentação e transporte. Tínhamos grandes perdas e, quando fizemos análise de desempenho, percebemos a necessidade de otimizar alguns processos.”, finaliza Ayalla Alves.

(Agência Sebrae de Notícias Bahia/Rafael Lopes)

Deixe seu comentário:

© Todos os Direitos Reservados Rádio Saj Net - 2008 - 2019 - Grupo Atlas de Comunicação